A Autoridade de Saúde dos Açores autorizou o transporte marítimo de carga geral e de viaturas nos portos da região, que esteve suspenso devido à Covid-19, confirmou ontema secretária regional dos Transportes e Obras Públicas.
Devido às restrições impostas a nível nacional e regional pelas entidades de saúde devido à pandemia de Covid-19, o transporte marítimo de carga geral - que implica a movimentação de tripulantes - estava impossibilitado.
Ao nível de viaturas, o transporte apenas poderia ser feito através de contentores, o que representava um "acréscimo de custos para os comerciantes", assinala Ana Cunha.
"Várias empresas do ramo automóvel ou que vendem tratores e máquinas agrícolas estavam um pouco preocupadas com essa situação, que já se estava a prolongar por algum tempo. Portanto, é mais um passo para a normalidade", destaca a governante.
Uma vez que o transporte de carga geral implica a movimentação de operadores, Ana Cunha frisou que os profissionais vão ter de utilizar equipamentos de proteção individual e que a situação poderá ser alterada conforme a situação epidemiológica.
A secretária regional dos Transportes avançou que a informação irá ser comunicada aos armadores, às capitanias, aos agentes de navegação e a todos os operadores portuários.