O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares relembrou na Assembleia Legislativa, “o crescimento permanente do investimento no Serviço Regional de Saúde ao longo dos últimos anos”, que “garantiu uma boa resposta a esta situação pandémica” nos Açores.
Foi afirmado que temos um subfinanciamento crónico e desinvestimento no Serviço Regional de Saúde. Ora, a realidade desmente essas afirmações disse Berto messias recordando que basta uma análise aos valores transferidos anualmente para o Serviço Regional de Saúde ou ao número de profissionais de saúde nos Hospitais e Unidades de Saúde de Ilha ou ainda às novas infraestruturas e equipamentos em todas as Ilhas para perceber que essas afirmações não correspondem à verdade.
Segundo Berto Messias, “dizer isso acaba por ser uma contradição em si mesma, ou seja, elogia-se os profissionais de saúde, as condições do Serviço Regional de Saúde e as respostas que têm sido dadas e, ao mesmo tempo, critica-se um alegado desinvestimento que, a existir, não permitiria estas mesmas respostas”.