A Direção Regional da Saúde dos Açores estipulou que “todos os profissionais de saúde” que se desloquem do exterior para a Região têm de fazer isolamento voluntário e testes à Covid-19.
A obrigatoriedade consta de uma circular distribuída na terça-feira pelas unidades de saúde do Serviço Regional de Saúde, e à qual a agência Lusa teve acesso.
Na circular, segundo a mesma fonte, a Direção Regional de Saúde justifica essa obrigatoriedade com a “necessidade de estabelecer os procedimentos necessários à operacionalização das exceções às restrições relativas à mobilidade de profissionais de saúde que se desloquem do exterior para a região”.
A reabertura de algumas especialidades do sistema de saúde dos Açores, na sequência da pandemia de Covid-19, como a cardiologia e a oncologia, por exemplo, deverá implicar a contratação de mais profissionais de saúde.
Segundo a circular, pretende-se com a vinda destes profissionais “restabelecer gradualmente a atividade assistencial no âmbito do Sistema de Saúde”.
Assim, a Direção Regional de Saúde determina que os profissionais de saúde que desembarquem nos aeroportos de Ponta Delgada, na ilha de são Miguel, ou das Lajes, na ilha Terceira, “ficam obrigados a cumprir” isolamento voluntário e a apresentar um comprovativo de teste de despiste ao SARS-CoV-2, feito nas 72 horas antes da partida do voo do aeroporto de origem.
Segundo a circular, aqueles profissionais devem “cumprir quarentena voluntária em unidade hoteleira destinada para o efeito” até à repetição de teste de despiste.
Lusa/AO/RP