O Diretor Regional do Ambiente assinalou ontem o 15º Aniversário da abertura do Centro de Visitantes da Gruta das Torres, com uma visita ao espaço e a divulgação dos procedimentos adotados no contexto da pandemia de COVID-19.
Na ocasião, Hernâni Jorge destacou “o valor do património natural dos Açores, com ênfase para a nossa diversidade geológica e a importância das cavidades vulcânicas, salientando o papel da Gruta das Torres que, desde a abertura do centro de visitantes, recebeu 131.160 visitantes, com o máximo anual de 15.712 visitantes, em 2019”.
Para o Diretor Regional, esta importância é “crescente e reflete-se na procura pelas cinco cavidades vulcânicas com visitação controlada existentes nos Açores, as quais, no último ano, receberam mais de 140 mil visitantes”.
Hernâni Jorge divulgou, ainda, os procedimentos de proteção e higienização adotados no contexto da pandemia de COVID-19, de forma a assegurar o controlo dos fatores de risco e a saúde e segurança de trabalhadores e visitantes.
Entre as medidas adotadas destaca-se a redução do número de visitas diárias, de cinco para quatro, e do número máximo de visitantes por visita, de quinze para onze, de forma a permitir a adequada execução dos procedimentos de desinfeção e higienização de equipamentos e instalações e um maior distanciamento entre visitantes.
PNP/RP