Segundo a No Revista, a audição a José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena (CMM), decorreu ontem, por videoconferência, no sentido de esclarecer os processos que a CMM e o Governo Regional dos Açores (GRA) têm vindo a realizar na reconstrução das estruturas danificadas pelo furacão Lorenzo.
José António Soares referiu que os prejuízos foram extensivos, partindo da freguesia da Madalena até à freguesia de São Caetano, excluindo a freguesia das Bandeiras que não foi afetada pelo furacão.
Em relação à reconstrução das estruturas, o autarca mencionou que, em diálogo com o GRA, ficou estabelecido um valor total de cerca de 900 mil euros, valor determinado através da entidade independente que o GRA contratou para aferir a totalidade dos prejuízos.
A mesma fonte informa que 408 mil euros são responsabilidade do Município, sendo que 85% será comparticipado pelo Governo, ficando a autarquia responsável por 15%, o que corresponde a 62 mil euros.
José António informou ainda que o orçamento já foi entregue ao GRA e que o contrato ARAAL chegou no dia de ontem para ser validado, esperando que o Governo faça a aprovação do contrato ARAAL, para que as obras avancem o mais rápido possível.
No conjunto de reconstruções a serem operacionalizadas, destaca as zonas balneares da Criação Velha, São Mateus e São Caetano, sendo estas as zonas mais afetadas esperando que no mês de junho se possam iniciar intervenções nessas zonas que são espaços importantes para a estação que se aproxima.
No Revista/RP