A Associação do Alojamento Local dos Açores realizou um inquérito a todos os proprietários de Alojamento Local dos Açores, em que foram respondidos 405, cerca de 30% dos registos totais.
Com a realização deste estudo a associação pretendeu ter uma visão do panorama do impacto que o Covid-19 está a ter no setor; se algumas medidas implementadas pelo Governo, para a área, estão a ser aproveitadas pelos proprietários; e de possíveis propostas para ultrapassar esta difícil altura.
O estudo identificou quebras de receitas de 70%, o que representa mais 27 Milhões de Euros, e elevadas taxas de cancelamentos nas reservas, havendo proprietários a estimar cancelamentos entre 75% e os 100%.
A grande maioria dos alojamentos locais indicou que consegue manter as suas portas abertas, mesmo não havendo atividade, com os apoios disponibilizados pelo Estado e o complemento da região, ou com outros rendimentos e poupanças. Os restantes manifestam que terão que fechar definitivamente o seu espaço, praticar arrendamento de longa duração ou mesmo vender a propriedade, encerrando a sua atividade definitivamente.
As respostas também evidenciaram que, aqueles que querem se manter no negócio, acreditam que a atribuição do selo Clean & Safe e das suas orientações de boas práticas, criam confiança no mercado, sendo uma solução recente e reconhecível.