Este ano as festas do Espírito Santo estão suspensas devido à pandemia. No entanto cada irmandade poderá encontrar outras formas de promover esta festa que é de partilha. A garantia é do padre Marco Martinho, que em declarações à Rádio Pico, informou que este ano não é possivel fazer os tradicionais arraiais e juntar as pessoas para a partilha, mas garante que existem outras formas que poderão acontecer para que a dinâmica da partilha em louvor ao Espírito Santo possa acontecer cumprindo as normas de segurança vigentes.
Fábio Silveira, da irmandade da Segunda-feira do Espírito Santo do Monte, informou que este ano estão a rezar o terço no salão, com as devidas distâncias e máscaras de proteção e optaram por divulgar aqueles momentos, através da internet, para que as pessoas que têm receio de se juntar, devido à pandemia, possam acompanhar em casa, bem como os emigrantes.
Este ano as festas do Espírito Santo não contam com o tradicional almoço de sopas, carne guisada e arroz doce, em salões ou irmandades, nem com a distribuição de rosquilhas, embora a Rádio Pico saiba que em algumas freguesias da ilha vão ser realizadas as tradicionais sopas e rosquilhas que depois vão ser levadas a casa dos irmãos.