O presidente do PSD/Açores defendeu a importância do planeamento estratégico para potenciar o crescimento económico das ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), nomeadamente nos transportes aéreos e marítimos.
José Manuel Bolieiro falava na quinta edição do Congresso da Sociedade, dedicada à ilha do Faial.
O líder social-democrata salientou que é necessário um planeamento a médio e longo prazo na área dos transportes, nomeadamente em termos de infraestruturas, para “potenciar, cada vez mais, a economia destas três ilhas, que constituem um mercado de mais de 35.000 pessoas”.
Embora muito tenha sido feito nas últimas décadas em relação a infraestruturas portuárias e aeroportuárias, estas podem já não fazer face aos novos desafios. É preciso reabilitá-las ou recapacitá-las, mas planeando devidamente e com muita antecedência.
José Manuel Bolieiro destacou, por isso, a “importância de valorizar esta geografia triangular” composta pelas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.
O presidente do PSD/Açores aproveitou ainda a ocasião para destacar o potencial da ilha do Faial aos mais diversos níveis, que “tem sido algo negligenciado” ao longo dos anos no aproveitamento das suas potencialidades.
O evento dos social democratas teve como oradores Sandro Jorge, coordenador do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, Marco Santos, psicólogo e presidente da Casa de Infância de Santo António, Filipe Ávila, sócio-gerente da Casa d’Ávilas, e Luís Arruda, médico dentista.