O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, vai comparticipar, de forma extraordinária e com verbas próprias da Região, os prejuízos financeiros apurados entre os produtores de flores durante o período compreendido entre 13 de março e 31 de maio.
De acordo com a portaria publicada em Jornal Oficial, este apoio abrange os floricultores das ilhas de São Miguel, Terceira e Faial e destina-se a compensar as perdas decorrentes do encerramento de mercados e comércio de flores e outras plantas ornamentais devido ao surto de COVID-19.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que, face aos acentuados prejuízos económicos e à quebra de rendimento verificada entre os floricultores nos Açores, por impossibilidade de venda e expedição de flores para fora da Região, imponha-se tomar medidas para minimizar esta realidade.
O apoio financeiro a conceder aos floricultores será calculado atendendo ao número de pés que existem em campo ou em conservação, com calibre e em condições de serem comercializadas no período estipulado.