A autarquia de São Roque do Pico está a preparar a primeira feira capital do turismo rural em Outubro.
A informação foi divulgada no primeiro seminário intitulado o Futuro do Turismo Rural na Ilha do Pico promovido pela Associação Portuguesa de Turismo Rural.
Daniel Assunção, em representação da Câmara de São Roque, informou que esta feira pretende chamar gente ao Pico e durante três dias vão divulgar a vertente turística e a cultura Picoense.
A feira vai contar com a parceria dos municípios do triângulo, vai ter uma outra ilha fora do triângulo e um município do continente onde o artesanato, a música, a dança e as tasquinhas vão estar presentes.
O seminário que decorreu online, contou para além de Daniel Assunção, em representação da Câmara Municipal de São Roque do Pico, com Benedita Simas, do empreendimento turístico Lava Homes & Restaurante Magma, Manuel Costa Júnior, Diretor do Museu do Pico, Miguel Chu, proprietário da empresa de animação turística marítima-Aqua Açores, Filipe Ferreira, proprietário da empresa de animação turística terrestre-Terra Alta e Jorge Santos, presidente da Associação Portuguesa de Turismo Rural.
Todos os convidados louvam a iniciativa recente do governo regional, que ajuda na comparticipação de férias noutra ilha, que não seja a da sua residência e falaram das medidas que tiveram que adoptar para tentar ultrapassar esta situação criada pela pandemia.
Questionados sobre o futuro, os convidados reconhecem que o Pico estava em crescimento e acreditam que este ano, é um abrir parênteses, que acreditam deve ser fechado para o ano, embora reconheçam que ainda é cedo para planear.