O Presidente do Governo destacou o objetivo estratégico de reforçar a sustentabilidade e a autonomia energética da Região, que passa pelo investimento na área das energias renováveis, mas também pela adoção de padrões que garantam uma cada vez maior eficiência do consumo energético.
O Presidente do Governo falava numa sessão de apresentação de investimentos do Grupo EDA para os próximos anos, que decorreu no âmbito da visita estatutária do Executivo açoriano à ilha das Flores.
Segundo disse, o reforço da eficiência energética assume-se, assim, como fundamental para que a Região possa alcançar os resultados que pretende nesta matéria, permitindo, por esta via, “valorizar e potenciar o esforço” que tem sido feito ao nível dos investimentos na produção de energia renovável nas várias ilhas.
As fontes de energia renováveis garantiram, em 2019, cerca de 37% do total de eletricidade produzida no arquipélago, com a fonte geotérmica a assumir o papel predominante (24%), seguindo-se a eólica (9%) e a hídrica (4%).
O plano de investimentos do Grupo EDA para 2020-2024 prevê alocar 158 milhões de euros, com 105 milhões dirigidos às energias renováveis e 53 milhões a sistemas de armazenamento de energia.