A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou que a campanha ‘Viver os Açores’ já recebeu cerca de 1.700 inscrições na plataforma por parte de residentes em todas as nove ilhas do arquipélago, o que evidencia a procura e o interesse por esta iniciativa e o sucesso de uma medida de apoio relevante para os Açorianos.
Marta Guerreiro falava aos jornalistas, em Ponta Delgada, após uma visita à agência de viagens Melo Travel, no sentido de perceber a aceitação e a forma de operacionalização desta campanha de turismo interno.
A titular da pasta do Turismo referiu que a adesão a esta ação, em vigor desde 16 de junho, por via do apoio financeiro, “permite o acesso a um alargado número de famílias, promovendo a realização de férias cá dentro”, cujos resultados anunciados se referem a viagens já em concretização neste momento ou a realizar nas próximas três semanas.
Segundo a governante, “o portal criado é de fácil acesso” e permite que qualquer interessado possa submeter a informação diretamente na plataforma, sendo certo que também “é possível fazê-lo através das agências de viagem”, tal como foi observado durante a visita.
Marta Guerreiro referiu que o incentivo, que pode chegar a 175 euros por pessoa, ou, por exemplo, 475 euros para uma família com três pessoas, “é muito mais do que um mero desconto numa tarifa aérea”, pois promove a “dinamização de variados serviços turísticos de uma forma integrada, ou seja, permite a dinamização da oferta hoteleira, dos restaurantes, das empresas de animação turística e mesmo das agências de viagem”.