Os deputados municipais da Madalena reuniram sexta-feira em duas Assembleias Municipais no Auditório da Madalena.
A primeira contou com seis pontos na ordem de trabalhos. Os deputados aprovaram por unanimidade um despacho sobre as Medidas de Apoio no âmbito de combate aos efeitos da pandemia da doença COVID-19 e a primeira revisão ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano-2020.
Aprovado com os votos da maioria e com os votos contra da bancada do PS foi aprovado, um contrato de Empréstimos de Médio e Longo Prazo no montante de 403 mil euros e a prestação de contas de exercício económico de 2019, bem como uma proposta de aplicação de resultados líquidos do exercício económico de 2019.
Na segunda assembleia do dia os deputados municipais aprovaram votos de pesar pelo falecimento de Manuel Pereira Furtado, José Bettencourt Gaspar e a José da Silva Azevedo, um voto de louvor aos profissionais de saúde e entidades e empresas que direta e indiretamente estiveram na linha da frente no combate à Covid 19, um voto de congratulação pelos 20 anos da Filarmónica Lira de São Mateus e aprovaram pedidos de esclarecimento ao Governo Regional para saber quando vão ser aplicadas as majorações aos ex-trabalhadores da Cofaco e para quando a construção da nova fábrica na ilha e quando se prevê a conclusão do estudo para a ampliação da pista do aeroporto do Pico.
Na sessão também os deputados municipais questionaram o executivo camarário sobre a água do furo do cabeço pequeno, que recorde-se é de má qualidade para a população, mas que pode ser aproveitada para os animais, tendo na ocasião a vereadora Catarina Manito informado que a autarquia fez uma candidatura ao PO 2020 para a abertura de um furo de água para a população no concelho da Madalena.
Os caminhos junto à orla costeira e as zonas balneares danificadas pela passagem do furacão Lourenzo foram outras preocupações apontadas pelos deputados tendo o executivo garantido que vão fazer todos os esforços para tentar regularizar a situação.
Na ordem do dia, os deputados aprovaram ainda por unanimidade a autorização para contratação de empréstimos a Médio e Longo Prazo no montante de 79 mil euros, para a candidatura Reciclar 9950 ao PO 2020, para aquisição de viaturas para recolha de resíduos e ecopontos e nomearam a empresa Velosa, Silva, Marques e Trabulo, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas como auditor externo de certificação legal das contas do Município da Madalena.