Esta quarta-feira, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores vão estar em greve como forma de protesto contra a recusa, por parte do Governo Regional, em negociar para a Região Autónoma dos Açores a revisão da carreira dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) e os descongelamentos a aplicar a estes profissionais.
Assim os técnicos vão concentrar-se em várias ilhas como forma de mostrarem a sua revolta face à situação, tal como explicou à Rádio Pico, Fernando Zorro, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico.
Os profissionais querem ver as suas carreiras descongeladas na nova tabela salarial, independentemente do vínculo laboral e exigem a alteração ao Decreto-Lei 25/2019, de 11 de fevereiro, que contenha transições justas para os Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica nas três categorias da carreira e uma grelha salarial equiparada a outras carreiras da Administração Pública.
Os técnicos esperam que nos Açores, à semelhança do que aconteceu na Madeira, o acordo possa ir mais além do que aconteceu no continente.