Inaugurado em abril de 2015, o centro de exposições da ‘Casa dos Sofias’ apresenta uma mostra permanente de trabalhos em osso e dente de baleia, que permite revisitar o passado e projetar turisticamente o concelho detentor da marca ‘Capital do Turismo Rural’.
Localizada no Cais do Pico, muito próximo do Museu da Indústria Baleeira, a exposição de acesso gratuito dá a conhecer uma valiosa coleção com 200 peças, entre as quais mais de 130 dentes de baleia.
Fazem ainda parte desta mostra um conjunto de peças de elevado valor histórico relacionadas com a época da caça à baleia, como por exemplo um canhão de madeira, arpões, uma espingarda, antigos rádios/telefone, bem como outros meios de comunicação utilizados na época.
Entre os artefactos em osso e dente de baleia sobressaem um Cristo, um conjunto de bengalas e um cálice, bem como réplicas de utensílios utilizados na caça à baleia como por exemplo um conjunto de arpão, lança, machado e faca.
A exposição instalada num edifício do século XIX, que pertenceu a uma família com ligações à atividade baleeira, pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 17 horas.