O Governo dos Açores lançou, através da Direção Regional da Juventude, a campanha 'Dar Sangue', com o objetivo de incentivar os jovens a aderirem à doação.
Na sessão de apresentação desta iniciativa, que decorreu na Horta, Lúcio Rodrigues destacou “a vontade que os jovens demonstram em participar na vida coletiva”, salientando tratar-se de “um ato nobre e anónimo, que pode salvar vidas”.
Trata-se de uma campanha de âmbito regional, realizada pela Direção Regional da Juventude, em parceria com a Direção Regional da Saúde, o Hospital da Horta, a Escola Secundária Manuel de Arriaga e a Associação de Dadores de Sangue do Hospital da Horta.
Para Lúcio Rodrigues, “dar sangue constitui-se como uma participação cívica dos jovens”, contribuindo para a sua “responsabilização perante a sociedade”.
A primeira fase desta campanha consiste num vídeo de sensibilização, e a segunda irá decorrer por toda a Região, através da recolha de sangue propriamente dita e “irá realizar-se durante o ano letivo de 2020-2021”, uma data “adiada devido à crise pandémica da COVID-19”.