O grupo parlamentar do PSD/Açores denunciou que a dívida da SATA às corporações continua a colocar em risco o pagamento de salários aos Bombeiros da Madalena, Velas e Graciosa, e o governo é diretamente responsável por esta situação, pois permitiu a permanência de uma elevada dívida de uma empresa por si tutelada, às várias corporações de Bombeiros”, declarou Carlos Ferreira.
O parlamentar é um dos subscritores de um requerimento do PSD “a pedir explicações sobre todo este processo, sobre o qual alertaram várias vezes”, assim como a pediram contas sobre “quando vão estar regularizadas as dívidas de uma empresa cujo único acionista é o próprio governo regional”.
Recorde-se que, em novembro de 2019, o PSD/Açores questionou a tutela sobre essa realidade, alertando para os riscos relativos ao pagamento de salários aos bombeiros e outros assalariados das associações.
Na resposta, o governo informou que as dívidas àquelas associações ascendiam a 220 mil euros, “dívidas essas que trouxeram constrangimentos no pagamento de salários e no pagamento a fornecedores”.
Segundo o requerimento as dívidas são respeitantes ao serviço de prevenção de acidentes e incidentes, salvamento e luta contra incêndios.
PSD/RP