O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ontem, na ilha do Faial, que apostar na formação dos jovens agricultores é capacitar o futuro do setor agrícola e zelar pela sua sustentabilidade.
“Hoje mesmo foi publicado em Jornal Oficial a portaria que regulamenta o Programa de Apoio à Formação de Jovens Agricultores (FORJAGRI), que permite comparticipar despesas relacionadas com o reforço de competências e conhecimentos profissionais de quem está a iniciar o seu percurso no setor agrícola”, referiu João Ponte, acrescentando que este será um complemento importante à formação que já é ministrada nos Açores.
“Na prática, estamos a falar de um apoio a fundo perdido que comparticipa 50% de despesas apresentadas, num montante global até 2.000 euros, por candidatura, permitindo aos jovens agricultores frequentar iniciativas de formação profissional com o objetivo de gerirem a sua exploração de forma mais eficiente e aplicarem uma gestão empresarial que lhes permita ter maior rendimento”, frisou João Ponte.
A portaria hoje publicada define que podem candidatar-se aos apoios jovens agricultores com idade entre os 18 e menos de 40 anos.