A Secretária Regional da Saúde anunciou ontem, em Ponta Delgada, que as escolas dos Açores vão passar a contar com uma comissão de prevenção de comportamentos aditivos já a partir do próximo ano letivo.
Teresa Machado Luciano, que falava na assinatura das cartas de compromisso para as Redes Locais, em São Miguel, salientou que caberá a esta comissão delinear as medidas para prevenção de comportamentos aditivos em contexto escolar, viabilizando “uma intervenção mais adequada e, por isso, mais eficaz”.
A comissão escolar de prevenção de comportamentos aditivos, que corresponde a uma diretriz do Estudo dos Comportamentos Aditivos na Região Autónoma dos Açores – Projeto Vida+, será constituída pelas equipas multidisciplinares e pela equipa de Saúde Escolar, bem como pelos parceiros da Rede Local de Intervenção.
A titular da pasta da Saúde anunciou ainda que serão feitos inquéritos, também no próximo ano letivo, para que sejam os jovens a pronunciar-se sobre as ações que gostariam de ver desenvolvidas.
Neste momento, existem 14 Redes Locais de Intervenção, nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e São Miguel, devendo estender-se às restantes ilhas até ao final do ano.