A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas manifestou “grande satisfação” por a Comissão Europeia ter anunciado a aprovação do auxílio de Estado a conceder pela Região à SATA, num valor 133 milhões de euros.
Ana Cunha, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, referiu que esse apoio reveste a forma de uma garantia a um financiamento que o Grupo SATA, considerando que este é “o culminar de um processo intenso, de conversa e negociação com a Comissão Europeia”.
A Secretária Regional salientou que este “é o culminar de uma primeira fase, porque seguem-se agora seis meses também de intenso trabalho, naquele que é um Plano de Negócios”, plano que terá que ser trabalhado pela Comissão Europeia, pela SATA e pelo Governo dos Açores.
A governante recordou as alterações que a pandemia de COVID-19 teve nos planos da SATA, referindo que os seus efeitos levaram a que o curso do trabalho realizado na SATA fosse alterado em função da situação, que afeta a atividade de toda a aviação civil.
Ana Cunha adiantou que o apoio concedido é o que é entendido como crucial para a normalização da atividade da empresa e para a sua estabilidade financeira nos próximos meses.