A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, em São Miguel, que as empresas de construção civil e obras públicas têm conseguido “não só adaptar-se, mas, sobretudo, não parar e continuar a sua atividade”.
Ana Cunha, falava no final de uma visita à fábrica da empresa A.R. Casanova, na Ribeira Grande, onde ficou a conhecer a capacidade produtiva instalada de diversos materiais de construção.
Nesta visita, a Secretária Regional quis conhecer como as empresas de construção civil e obras públicas estão a adaptar-se à conjuntura criada pela pandemia de Covid-19, sublinhando a forma como têm encarado este momento critico e até assumido um papel fundamental na manutenção de postos de trabalho como grande impulsionador da economia nos Açores.
Ana Cunha salientou, nesse sentido, que “os indicadores da construção ao nível de emprego apresentam um acréscimo no último trimestre, em relação ao período homólogo, de cerca de 1,8%”, acrescentando que “a construção civil, com os desafios que se apresentam nos próximos tempos, tem assumido e continuará a assumir um papel muito importante na manutenção e criação de novos postos de trabalho”.
A titular da pasta das Obras Públicas referiu ainda que “o investimento em termos de obra públicas nas nove ilhas dos Açores ascendeu a mais de 90 milhões de euros nos últimos quatro anos, estando em curso, em fase de lançamento ou de conclusão, por exemplo, obras portuárias, num dos maiores investimentos de sempre nesta área e só decorrente do furacão Lorenzo, que ultrapassam os 250 milhões de euros”.
A Secretária Regional deixou uma palavra de reconhecimento aos empresários da construção civil e acrescentou que “são vários os investimentos em curso e projetos em fase de lançamento que, não só reforçam a importância da construção civil e obras públicas nos Açores, mas também representam uma enorme oportunidade para não só sedimentarem a sua atividade, mas até crescerem”.