A Secretária Regional da Saúde salientou ontem que praticamente toda a população açoriana está abrangida por Redes Locais de Intervenção, modelo escolhido pelo Governo dos Açores para promoção de estilos de vida saudáveis e prevenção dos comportamentos aditivos e dependências.
Teresa Machado Luciano, que falava na assinatura das cartas de compromisso que formalizam a criação das Redes Locais de Intervenção de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na ilha Terceira, adiantou que, até ao final do ano, com a extensão às ilhas das Flores e do Corvo, será atingida a “cobertura plena”.
A implementação de Redes Locais de Intervenção visa “envolver a comunidade na construção de um modelo preventivo”, através da implementação de “soluções eficazes e diferenciadas para cada ilha e cada concelho”, em linha com as diretrizes do Estudo de Comportamentos Aditivos na Região Autónoma dos Açores – Projeto Vida+.
Com a criação das Redes Locais de Intervenção dos dois concelhos da ilha Terceira, a Região fica com 16 redes, abrangendo também as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.