O Vice-Presidente do Governo anunciou que o Executivo açoriano já procedeu ao pagamento de incentivos às empresas no valor de 8,1 milhões de euros ao abrigo da medida Adiantamento de Apoio, no âmbito do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial – Competir+, atribuídos no contexto da pandemia de COVID-19.
Destes 8,1 milhões de euros de incentivos já pagos, 5,6 milhões referem-se a incentivos não reembolsáveis e 2,5 milhões de euros correspondem a incentivos reembolsáveis.
Segundo Sérgio Ávila, mais de metade (52%) destes incentivos já liquidados dizem respeito a empresas ligadas ao setor do turismo, o que resulta num apoio “muito importante ao reforço de liquidez das empresas num período de retoma da atividade, sendo também um forte estímulo à manutenção de postos de trabalho”.
O Adiantamento de Apoio teve por finalidade antecipar o pagamento às empresas das verbas respeitantes a projetos de investimento em execução no âmbito do Sistema de Incentivos Competir+.
Sérgio Ávila recordou que só no âmbito do Competir+, o Governo dos Açores, entre abril e julho, já injetou nas empresas, através do sistema de incentivos, mais 23,2 milhões de euros.