A foca que viajou da Gronelândia e que foi avistada nas ilhas do Faial e Pico acabou por falecer ontem nas Lajes do Pico.
Foi a primeira vez que uma Foca-da-Gronelândia surgiu no Arquipélago dos Açores, com vida, uma vez que as focas não costumam frequentar as águas açorianas pelo que esta 'visita' foi uma surpresa para os residentes.
Recorde-se que o animal foi avistado pela primeira vez, no dia 17 de agosto, perto do morro de Castelo Branco e no dia 21 esteve no Porto da Horta (Faial) e no passado domingo (23 agosto) rumou ao Porto das Lajes do Pico, onde acabou por não resistir.
Susana Simião, bióloga marinha, em declarações ao M80, disse que é difícil perceber o que aconteceu. Sem dúvida que elas são capazes de percorrer grandes distâncias, no entanto, nunca deveriam vir tão a sul do seu limite, principalmente de verão.
Numa nota informativa o governo dos Açores, explica que o animal não aparentava "ter lesões visíveis ou debilidade motora", pelo que o executivo açoriano considerou "não existirem razões para intervir ou capturar o animal".