Segundo o No Revista, o Tribunal de Contas deu “luz verde” para construção do novo terminal de passageiros do Porto de São Roque do Pico
Adjudicada pela Portos dos Açores S.A. a um agrupamento de empresas constituído pela Marques, S.A e Tecnovia-Açores, Sociedade de Empreitadas, a empreitada, no valor de 3.474.498,10€, acrescido de IVA, poderá agora prosseguir depois de assinado auto de consignação, que se prevê nos próximos dias, dando de seguida início às obras.
O contrato, agora visado pelo Tribunal de Contas, tem um prazo de execução de 20 meses e prevê a reorganização geral dos espaços exteriores ao nível das circulações pedonal e automóvel, introduzindo-se maior capacidade de estacionamento e de lugares de espera para embarque de viaturas. A obra visa também dotar aquela infraestrutura portuária da ilha do Pico das condições adequadas para receber navios do tipo roll-on/roll-off.
Existirão amplos espaços de tomada e largada de passageiros quer através de viaturas ligeiras, viaturas de aluguer com condutor, táxis e autocarros. Estão previstos espaços de permanência exterior com estruturas de abrigo e zonas ajardinadas.
A empreitada prevê a construção de uma nova Gare de Passageiros, com 758m2 e uma área coberta de 1108m2 comportando uma sala de embarque e outra para desembarque de passageiros, uma zona para processamento de bagagem e vários módulos para serviços de apoio à atividade.
Todas as valências deste Novo Terminal de Passageiros irão permitir uma operação mais segura e confortável para todos os passageiros.