Segundo a Associação de Futebol da Horta, Emanuel Bettencourt Melo foi distinguido na Categoria de Personalidades – por ser Treinador de Futebol há mais de 20 anos, o que aconteceu no âmbito da XIX Gala do Desporto Açoriano.
O Troféu foi-lhe entregue este mês, no Pico, “numa cerimónia simples mas com um significado enorme”, pelo Coordenador do Serviço de Desporto da Ilha do Pico, António Carlos Maciel, em representação do Director Regional do Desporto, acto em que também esteve presente o Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta (AFH), Eduardo Pereira.
Emanuel Melo é “viciado” em Futebol, tendo começado a jogar ainda em criança, na rua, com primos e amigos. Mas foi o pai que lhe incutiu o gosto pelo “desporto-rei”, levando-o, com 5/6 anos, a ver jogos nas Lajes, Madalena, São Mateus e noutros locais do Pico.
A essa fase, seguiu-se a de jogador, tendo, como Iniciado, representado a Selecção do Pico e participado em dois Regionais. Depois, veio a Licenciatura em Educação Física e Desporto - Opção de Futebol, sendo o Sócio nº 2137 da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.
Após a conclusão da Licenciatura realizou Cursos de Treinadores de I, II, III e IV Graus da Federação Portuguesa de Futebol. O seu percurso como Treinador de Futebol, ao longo de 25 anos (não consecutivos), integra diversas etapas, muitas delas como Seleccionador da Associação de Futebol da Horta, organismo com quem colabora desde os anos 90 do século XX.