As candidaturas das Escolas Básica e Secundária das Lajes e de São Roque e da Escola Cardeal Costa Nunes e do Infantário Pica-Pau, no Pico, foram aprovadas ao Galardão Eco - Escolas 2019/2020.
Pelo caminho ficou a candidatura da Escola Profissional do Pico que após vários anos consecutivos perde este ano o galardão.
Segundo Maria das Dores, diretora da Escola Profissional do Pico, esta perda deveu-se ao COVID 19, uma vez que não cumpriram com o plano definido, centrando-se nos planos curriculares, provas de aptidão profissional, entre outros.
Á exceção da Escola Profissional do Pico, as restantes escolas do Pico tiram assim benefícios deste projeto, na medida em que contribui para o reconhecimento do trabalho desenvolvido, reforçando o seu papel na comunidade e o aprofundamento de relações com instituições locais.
Uma Eco - escola está integrada num projeto vocacionado para a Educação Ambiental e para a Cidadania, contribui para a formação integral do aluno tornando-o um jovem mais interessado pelo mundo que o rodeia nas várias vertentes que são preocupações de todo o planeta, sensibiliza e envolve professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, fomenta a separação de resíduos e mobiliza os seus alunos para a importância da reciclagem dos mesmos, entre outros.