A Secretária Regional da Saúde anunciou que vão ser entregues durante as próximas semanas mais 22 ambulâncias a vários corpos de bombeiros dos Açores, para “reforçar o grau de prontidão e a qualidade da resposta à comunidade”.
Teresa Machado Luciano falava na ilha Terceira, na inauguração das obras de ampliação e remodelação das instalações da Secção Destacada dos Altares da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo.
A titular da pasta da Proteção Civil afirmou que estas 22 ambulâncias se inserem num investimento global de 1,5 milhões de euros em 30 viaturas, sendo que a primeira etapa da distribuição se realizou em 2018 com a entrega de oito veículos.
De acordo com a governante, este investimento vai “reforçar a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde no âmbito da emergência pré-hospitalar”, bem como do sistema de transporte terrestre de emergência médica, garantindo “a pronta e correta prestação de cuidados de saúde” a sinistrados e vítimas de doença súbita.
Na primeira etapa da renovação da frota foram entregues seis ambulâncias na ilha de São Miguel e duas ambulâncias na ilha Terceira.
As novas viaturas de socorro, segundo a Secretária Regional, foram atribuídas de acordo com o estado atual da frota dos corpos de bombeiros, as suas condições de operacionalidade e o universo da população que é servida por cada um deles.