A Viola e a mulher é o programa que a MiratecArts, em parceria com a Associação de Juventude Viola da Terra, apresenta como abertura da quinta edição do Festival Cordas.
Maria Costa é a mais nova tocadora, com apenas 15 anos, e apresenta-se na ilha Graciosa. Matilde Costa já toca Viola da Terra há 5 anos, em Santa Maria. Mariana Cabral ocupa-se a tocar a viola em vários grupos de folclore e ainda nos bailinhos da Terceira. A Sofia Vidal já está com a viola há 10 anos e além de aulas toca também no rancho folclórico de Santa Cecília, em São Miguel. Mónica Goulart começou com o violão nos ranchos do Pico, e só em adulta é que pegou na Viola dos Dois Corações. Cinco mulheres, de cinco ilhas dos Açores, online, apresentam, assim, o primeiro encontro de violas no feminino.
Segundo o professor Rafael Carvalho, foi muito importante trabalhar com estas 5 tocadoras de viola da terra, mesmo que à distância" preparando algo único e que acontecerá pela primeira vez na história da viola.
Assim, a estreia deste trabalho será a abertura oficial da quinta edição do Festival Cordas, na segunda-feira 14 de setembro, pelas 18h Açores, na página de facebook da MiratecArts.
O Cordas acontece de 14 a 20 de setembro.