O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, está a promover, até 1 de outubro, na Horta, uma ação do projeto “Empreendo o Meu Negócio”, que visa promover a criação efetiva de novas empresas.
Este projeto, com uma carga horária de 85 horas, contempla as várias etapas para a concretização de uma ideia de negócio, desde o seu surgimento até ao autodiagnóstico do perfil de empreendedor e ao desenvolvimento das suas principais competências e atitudes em domínios relativos à gestão de um negócio.
A primeira fase de formação assenta numa vertente essencialmente prática, a que se segue uma segunda fase, de apoio à implementação do negócio, com um horizonte temporal até seis meses, e uma terceira fase, de apoio ao seu acompanhamento, que pode durar até um ano.
No âmbito desta iniciativa será atribuído o prémio “Empreendo o Meu Negócio”, no valor de 3.500 euros, para as cinco melhores candidaturas a apresentar em cada ação, cujos promotores estejam desempregados e concretizem os seus projetos de criação de empresas.
O “Empreendo o Meu Negócio” destina-se a pessoas desempregadas, com escolaridade mínima obrigatória, inscritas nas Agências para a Qualificação e Emprego, podendo ser extensível a alunos universitários de cursos de licenciatura, mestrado ou doutoramento que pretendam levar por diante a criação de uma empresa.
Esta iniciativa também está aberta a jovens com interesse em desenvolver uma atividade económica no âmbito das indústrias criativas, empresários do ramo do artesanato que pretendam adquirir competências na área da gestão de empresas e empresários de micro, pequenas e médias empresas que queiram adquirir competências na área da gestão de empresas.