A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou esta manhã que, no âmbito do projeto de renovação dos Postos de Informação Turística da Região, a mensagem a transmitir atualmente baseia-se no conceito “Let’s Talk! Let’s Explore! Let’s Discover!”.
Cada Posto de Informação Turística é um espaço que, para além de informar e comunicar (Let’s Talk!), convida a explorar (Let’s Explore!) e a descobrir (Let’s Discover!).
Marta Guerreiro, falava na inauguração da renovação do Posto de Informação Turística do Aeroporto do Pico, que “assenta na informalidade e conforto na troca de informações, reformulando o espaço através do convite ao visitante até ao seu interior, para ser acolhido por parte do funcionário”.
A titular da pasta do Turismo referiu que “o conceito base assentou na ideia de uma linha serpenteante que conduz o visitante pelo território, que o leva ao seu destino, ao posto de turismo, enquanto ponto de acolhimento e de troca de informação e de experiências, adaptando-se a lógica a cada uma das realidades distintas que cada instalação possui”.
Um círculo delimita a zona de atendimento com uma imagem de grandes dimensões ao fundo e, tal como um miradouro, permite-nos contemplar uma paisagem, sendo o visitante acolhido num local que, mais do que um posto de trabalho, pretende ser uma mesa de conversa e de convívio, fazendo jus ao conceito “Let’s Talk!”.
No teto, elementos circulares de cor verde, à semelhança de copas de árvores, criam jogos de luz e controlam a escala do espaço, num ambiente em que uma mesa interativa convida a explorar, tal como a ideia do “Let’s Explore!”, os seus conteúdos.
Em paralelo, apresenta-se uma zona de estar confortável que convida à permanência e à consulta de toda a informação gráfica disponível em diversos formatos, como base da mensagem “Let’s Discover!”.
Segundo a Secretária Regional, “com estas intervenções pretende-se uma aposta na melhoria da experiência dos visitantes, numa cuidada troca de informação sobre o destino e numa comunicação que tenha em conta o perfil dos turistas nos Açores”.