O Município de Velas avança com a Segunda Fase da Reabilitação Urbana da Sede do Concelho, tendo-se assinado o contrato de empreitada com a empresa TREPA - Construção Civil, Lda., após realização do concurso público, ganho pela mesma, aguardando-se o visto do Tribunal de Contas para dar início à empreitada.
Segundo nota do município, esta obra consiste num conjunto de ações que têm como objetivo melhorar a qualidade global do ambiente urbano, desenvolvendo conceitos iniciados na primeira fase, visando uma recuperação de espaços públicos abandonados ou degradados, reabilitando-os e adequando-os a novos usos e equipamentos.
Esta Segunda Fase de Reabilitação Urbana da Sede do Concelho incide essencialmente em três áreas, na zona de entre Morros, zona do Arco e a Av. 19 de Outubro, onde culmina o centro histórico da sede do concelho.
Na Zona de Entre Morros, que se situa na frente marítima oeste da vila de Velas, a zona a intervencionar encontra-se em terrenos sem qualquer tipo de uso, sendo que o projeto inclui a implementação de um campo de jogos, polivalente a várias modalidades desportivas, um skate park, e um circuito de manutenção, com equipamentos desportivos ao ar livre, enquadrados com espaços verdes.
Na Zona do Arco, que se situa na frente marítima sul da Vila surgirá uma zona de lazer com um palco ao ar livre, denominado “Palco dos Pescadores”, numa homenagem aos jorgenses ligados ao mar, sendo uma estrutura de lazer com vista à gestão e animação da área urbana.
Quanto à construção do Centro de Apoio e Venda de Artesanato, o projeto situa-se entre a Av. 19 de Outubro e a rua poetisa Belmira de Andrade, numa intervenção que se destina à reabilitação de dois edifícios que se encontram em avançado estado de degradação.