O candidato do PSD pela ilha do Pico apresentou ontem uma proposta onde defende que deve ser desenvolvido um trabalho por parte do governo regional de avaliação para saber quais os pontos estratégicos da ilha que podem servir para criar reservas de água em altitude.
Essas reservas, segundo Marco Costa, por um lado permitem dar resposta aos agricultores embora também deva ser equacionada a introdução dessa água na rede pública como forma de complementar a necessidade dos municípios.
O candidato recorda que a abertura de furos não é a melhor solução e dá como exemplo o furo do cabeço pequeno, que foi estudado mas que não atingiu os objetivos.
Questionado sobre as poupanças que esta medida pode trazer para a ilha, o candidato disse que ainda não existe quantificação mas adiantou que se criarem condições para armazenamento de água em altitude vai permitir reduzir custos nas energias fosseis e é um passo em frente na sustentabilidade ambiental e na garantia de abastecimento de água porque deixam de estar dependentes de equipamentos que podem falhar.