O Diretor Regional das Pescas afirmou que a pesca turismo tem vindo a crescer nos Açores, salientando que o arquipélago foi “uma das primeiras regiões na Europa a regulamentar a atividade”.
Luís Rodrigues adiantou que, “em 2019, registou-se o número máximo de pedidos, com 18 embarcações a serem licenciadas para esta atividade”.
O Diretor Regional, que falava por videoconferência, na 1.ª Jornada Internacional de Turismo Marítimo e Pesca-Turismo, referiu ainda que “quase todas as ilhas dos Açores já têm
Segundo Luís Rodrigues, esta atividade “é importante para a promoção de uma cultura de respeito pelos oceanos e pelos recursos marinhos, para além de dignificar as comunidades piscatórias, contribuindo para a proteção do património material e imaterial da pesca”.
O Diretor Regional, que falava no painel 'Contribuição do Turismo na Pesca Sustentável', destacou a isenção de taxas no licenciamento como “uma medida do Governo dos Açores para incentivar esta atividade” nas comunidades piscatórias da Região.