A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo reconheceu ontem a importância da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena e da Equipa de Resgate da Montanha do Pico pela “disponibilidade e empenho que sempre têm demonstrado”, num trabalho de “respeito e “confiança”.
Ao todo foram mais de 30 os elementos que integraram as Equipas de Resgate da Montanha do Pico”, salientou Marta Guerreiro, acrescentando que, apesar de nem todos serem bombeiros, todos são cidadãos que fazem da solidariedade o seu lema de vida”.
Marta guerreiro informou também que em breve vai ser cedida uma viatura a esta equipa como forma de retribuir o trabalho e a garantia de segurança que a sua existência confere a todos os que sobem a Montanha do Pico”.
Na sessão foi também apresentado um documentário sobre a equipa de resgate da montanha do Pico, um desafio lançado a Paulo Henrique Silva. Na apresentação o co-autor disse que este documentário não deve ser o final mas o início de um processo e sugeriu que os resgates passassem a ficar em registo.
Emanuel Martins, coordenador da equipa de resgate da montanha do Pico, disse que para pertencer a esta equipa é preciso ter formação e uma boa condição física e reconhece a cedência da viatura e do equipamento.
A Montanha do Pico tem vindo, de ano para ano, a ser procurada por um crescente número de visitantes, tendo recebido, no final de 2019, mais de 20 mil pessoas.