De acordo com informação da vice-presidência do Governo dos Açores, 1.714 eleitores pediram o voto antecipado para votar em Portugal continental, 1.823 nos Açores e apenas quatro na Madeira.
Com a alteração à Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa dos Açores, promulgada pelo Presidente da República em 21 de agosto, os eleitores passam a poder exercer o seu direito de voto de forma antecipada, por mobilidade, também nas eleições regionais, algo que até agora era permitido apenas nas eleições presidenciais, legislativas nacionais e europeias.
Para o efeito, foram criadas no domingo mesas de voto nas câmaras municipais da sede de distrito em Portugal continental; uma por concelho nas 19 câmaras municipais dos Açores; uma na Câmara Municipal do Funchal e outra na Câmara Municipal do Porto Santo, na Madeira.
Segundo o Açoriano Oriental que sita a Agencia Lusa, nos Açores, estavam inscritos para votar de forma antecipada em mobilidade 904 pessoas em São Miguel, 305 na Terceira e 156 no Pico.
Registaram-se pedidos para votar em todas as câmaras municipais açorianas. O Corvo, a mais pequena ilha açoriana, teve apenas 29 pessoas inscritas para votar no dia 18.
Na Madeira, quatro eleitores comunicaram a intenção de votar no Funchal e nenhum em Porto Santo.
As legislativas regionais estão agendadas para dia 25 e estão inscritos 228.999 eleitores.
São 13 as forças políticas que se candidatam aos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional: PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Iniciativa Liberal, Livre, PAN, Chega, Aliança, MPT e PCTP/MRPP.
LUSA/AO/RP