O Governo dos Açores prorrogou o prazo de candidaturas aos regimes de apoio ao abate de embarcações de pesca comercial e de artes de pesca menos seletivas até 31 de dezembro, para permitir o acesso por parte de um maior número de embarcações da frota açoriana.
A estes dois regimes de apoio, que correspondem a um investimento de 1,2 milhões de euros, já se candidataram 34 armadores.
O regime de apoio ao abate de embarcações de pesca comercial conta com 25 candidaturas e o regime de apoio ao abate de artes de pesca menos seletivas conta com 14 candidaturas.
Estes dois novos regimes de apoio são medidas de gestão do esforço de pesca da frota açoriana, criadas pelo Governo Regional, em articulação com a Federação das Pescas dos Açores.
No que respeita ao regime de apoio ao abate voluntário de artes de pesca menos seletivas, os armadores que aderirem ao abate de redes de emalhar recebem um apoio financeiro até 20 mil euros, enquanto o apoio ao abate de armadilhas pode ir até 10 mil euros.
Atualmente, existem na Região 61 embarcações licenciadas para operar com redes de emalhar e 42 embarcações que utilizam armadilhas.