Está a decorrer nas cinco freguesias do concelho de São Roque do Pico a campanha mensal de desratização com o objetivo de evitar a proliferação e dispersão de roedores, assegurando em simultâneo a saúde pública e o bem-estar dos residentes.
Segundo nota da autarquia, depois de Santa Luzia e Santo António os colaboradores do Município encontram-se a proceder à distribuição da substância anticoagulante na freguesia de São Roque, seguindo-se as freguesias de Santo Amaro e Prainha.
A campanha estabelecida em parceria com a Associação de Municípios da Ilha do Pico insere-se no trabalho da Câmara Municipal no combate aos roedores e desenvolve-se, também, no âmbito das medidas de apoio aos agricultores, com a distribuição a abranger zonas onde a atividade agrícola tem maior dimensão.
O Município de São Roque do Pico apela aos residentes que estejam atentos e tomem as devidas precauções, solicitando que não toquem nas estações-rateiras e mantenham os animais domésticos afastados, evitando-se assim a ingestão do isco raticida.