É nos momentos difíceis que sabemos quem está ao nosso lado”, afirmou quarta-feira a deputada do PS/Açores à Assembleia da República, enaltecendo que o Governo “não esquece as suas Regiões Autónomas”.
Lara Martinho, que intervinha durante a discussão na generalidade do Orçamento de Estado para 2021, lembrou que o Governo da República está ao lado dos Açores e da Madeira quando, por exemplo, “cumpre a Lei de Finanças Regionais ou transfere um volume nunca antes visto de Fundos Europeus, quer no âmbito do Instrumento de Recuperação e Resiliência, quer no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual”.
A deputada acrescentou que este Governo está ainda ao lado das Regiões quando “garante que o financiamento para o combate à COVID-19 não é contabilizado para o nível de endividamento; quando cofinancia em 50% o novo Hospital da Madeira e comparticipa os estragos provocados pelo Furacão Lorenzo nos Açores em 38 milhões euros ou quando comparticipa as ligações aéreas inter-ilhas ou financia o Subsídio Social Mobilidade em 100 milhões de euros”.
Para Lara Martinho, este caminho, iniciado há cinco, anos garante que “os Açores e a Madeira dispõem dos instrumentos necessários para ultrapassarem com confiança os grandes desafios que têm pela frente”.
Lembrando que este é o Orçamento mais social dos últimos anos, Lara Martinho destacou o reforço no combate à pandemia, na proteção das famílias e no apoio às empresas, dando como exemplo o “aumento do salário mínimo nacional, a diminuição do IVA da eletricidade ou o aumento das pensões”.
Também ao nível da economia e das empresas, a deputada do PS/Açores destacou as medidas que visão a criação de “novas linhas de crédito com aval do Estado, a prorrogação das moratórias dos créditos bancários e as medidas de apoio ao emprego, ou o não aumento dos impostos”.