O PSD, o CDS-PP e o PPM anunciaram ontem no Faial um acordo para formar governo.
José Manuel Bolieiro deu uma conferência de imprensa conjunta com Artur Lima, do CDS, e Paulo Estêvão, do PPM, tendo anunciado uma proposta de governação profundamente autonómica e um "governo dos Açores para os Açores.
Artur Lima, líder do CDS-PP, referiu que o partido coloca em primeiro lugar o interesse das pessoas e recordou que é um governo que sabe que vai encontrar grandes dificuldades mas vão estar lá para responder a essas dificuldades.
Paulo Estevão, líder do PPM, adiantou que estão empenhados em que se inicie um processo de diálogo, em que se possa construir uma solução governativa que seja inclusiva e que possa responder aos anseios da sociedade, uma vez que nestas eleições, a sociedade mostrou que quer uma mudança de governo.
Recorde-se que o PS venceu as eleições regionais nos Açores, elegendo 25 dos 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional, mas um bloco de direita, poderá funcionar como alternativa de governação na região, visto que uma junção de todos os parlamentares eleitos por estes partidos dá 29 deputados, número necessário para uma maioria absoluta.