Segundo o Açoriano Oriental que sita a Agência Lusa, a instalação da Assembleia Legislativa dos Açores, na sequência das eleições legislativas regionais de 25 de outubro, está marcada para 16 de novembro, às 15:00.
Será nessa ocasião que os 57 deputados eleitos em 25 de outubro, em representação de oito forças políticas (PS, PSD, CDS, PPM, Chega, BE, IL e PAN), irão tomar posse dos cargos para os quais foram eleitos, na Assembleia Legislativa Regional.
Os resultados finais das eleições, que deram a vitória ao PS, mas sem maioria absoluta, foram ontem publicados em Diário da República e os partidos têm agora 10 dias para reclamar, se assim o entenderem.
A entrada de novos partidos no hemiciclo regional, irá obrigar a uma reorganização dos espaços, tanto no edifício sede do parlamento, na Horta, como em algumas delegações, em algumas ilhas.
Quanto à sala de plenário, que foi alvo de modificações recentes para garantir um maior distanciamento entre deputados, devido à pandemia da covid-19, terá agora de sofrer novas alterações, desta vez para permitir que os líderes dos partidos e representações parlamentares possam sentar-se na primeira fila de cada uma das bancadas.
Será também durante a instalação da Assembleia que será eleito o presidente, os vice-presidentes e os secretários da mesa do parlamento.
Lusa/AO/RP