O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, disponibiliza a partir de agora a plataforma eletrónica de informação cadastral, que agrega a informação georreferenciada relacionada com os prédios, ao mesmo tempo que funciona como eixo de articulação do cidadão com a administração pública no âmbito do cadastro predial.
Esta plataforma é o elemento central do Sistema de Informação Cadastral dos Açores (SiRGIC), aprovado por unanimidade, em setembro, pela Assembleia Legislativa.
A plataforma foi concebida para ser uma ferramenta intuitiva e vocacionada para o uso do cidadão, permitindo a pesquisa de informação predial e o ponto de situação dos processos cadastrais, bem como o carregamento da representação gráfica georreferenciada (RGG) dos prédios, rústicos e urbanos, partir de 1 de janeiro de 2021, assegurando a recolha de um conjunto de dados identificadores das propriedades existentes no território.
A Direção Regional do Ambiente assegurará a existência de gabinetes de apoio ao cidadão em todas as ilhas, com equipamento disponível para o acesso à plataforma, garantindo também a presença de técnicos que prestarão o apoio necessário aos utilizadores.
Esta ferramenta inovadora permitirá aos Açorianos passarem a dispor de um sistema de cadastro predial, generalizado e desburocratizado, que retrate, de forma fidedigna, a realidade física das propriedades, permitindo alcançar um conhecimento rigoroso do território, essencial ao desenvolvimento sustentável dos Açores.