Segundo a Igreja Açores, a Escola de Formação Cristã da Ouvidoria do Pico arranca a 27 de novembro com as Jornadas Pastorais para o Clero da Ouvidoria do Ocidente e, depois à noite com a jornada de apresentação do Ano Pastoral aos leigos e comunidades religiosas do Pico.
Este ano a ouvidoria vai apostar na formação espiritual de catequistas, por causa das contingências da pandemia que impede a normal deslocação de formadores entre as ilhas, e a primeira dessas acções realiza-se a 5 de dezembro com um Retiro de Catequistas para as zonas pastorais da Madalena e de São Roque, que depois se repete nas Lajes do Pico a 12 de dezembro.
Entre os dias 22 e 23 de fevereiro decorrerão as Jornadas Bíblicas do Pico, no santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus e nos dias 24 de fevereiro, 3, 10, 17 e 24 de março haverá uma jornada de preparação para o Crisma.
A ilha montanha receberá ainda um momento formativo para o Clero Diocesano, que terá lugar de 5 a 9 de abril e debaterá o tema “Liderança Pastoral”.
Ainda em abril, decorrerá um encontro de catequese para adultos e um Curso de Preparação para o Matrimónio.
O Encontro de Acólitos da Ouvidoria, orientado pelo Serviço Diocesano de Liturgia, decorrerá no dia 1 de maio.