O Plano e o Orçamento da Câmara Municipal das Lajes do Pico rondam os nove milhões de euros, sendo cinco milhões de investimentos.
Os documentos foram aprovados na sexta-feira pela maioria e com os votos contra dos deputados do Podemos Mais.
Segundo Roberto Silva, presidente da autarquia, este é um plano de continuidade e o fechar de ciclo de 12 anos de mandato.
Hugo Goulart, do Podemos +, informou que os deputados votaram contra estes documentos porque embora reconheçam alguns fatos como positivos acham que o plano não é exequível e deu alguns exemplos.
Os deputados aprovaram ainda por unanimidade as propostas da taxa do imposto sobre imóveis, a liquidar em 2021, em 0,3%, e a taxa de direitos de passagem, em 0,25%. Com os votos favoráveis da maioria e com os votos contra do Podemos + foi aprovado a participação do município no IRS em 5%.
Os deputados aprovaram também por unanimidade o regulamento de incentivo à natalidade e apoios à família. O presidente da autarquia explica que este apoio, no valor de 250 euros, tem como objetivo ajudar quem tem filhos, desde que as compras sejam feitas no comércio do concelho.