O Município de Velas aprovou a redução dos impostos às Famílias e Empresas, a aplicar no próximo ano, mais concretamente no que diz respeito ao IRS, ao IMI e imposto da Derrama.
Ao nível das Famílias, no que ao IRS diz respeito, a taxa de devolução passa para os 5%, ou seja, “devolvem a totalidade aos Munícipes, das receitas próprias do Município proveniente do IRS”.
Outra medida aprovada é a taxa de IMI que se mantém no valor mínimo permitido por lei (0,3%).
De salientar ainda que, no Concelho de Velas, as Empresas continuam sem pagar o imposto da Derrama, permitindo assim investir os seus lucros, gerando novos postos de trabalho e criando riqueza na Economia Local.
Para o Presidente da Edilidade, Luís Silveira, “a preocupação principal é pensar nas pessoas, ajudando nesta fase menos boa, essencialmente devido à perda de rendimentos causada pela pandemia da Covid-19, mantendo o estímulo aos jovens a se fixarem no Concelho e Ilha, assim como na disponibilização de mecanismos de apoio ao surgimento de novos investimentos privados, novas empresas, geradoras da criação de novos postos de trabalho”.