Segundo o comunicado da autoridade regional de saúde nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 26 novos casos positivos de Covid-19, sendo 23 em S. Miguel e três na Terceira, resultantes de 1.034 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e outras, em laboratórios privados.
SÃO MIGUEL – 23 NOVOS CASOS POSITIVOS
- Oito, relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas
- Quatro, por aferir
- Sete, com histórico de viagem (cinco referentes a análises de rastreio ao 6º dia, dos quais dois não residentes e três residentes; dois, residentes, referentes a análises para deslocação interilhas).
- Quatro, resultantes de duas novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas (uma em Ponta Delgada, com um elemento e outra na Ribeira Grande, com três elementos).
TERCEIRA – TRÊS NOVOS CASOS POSITIVOS
- Dois, resultantes de uma nova cadeia em Angra do Heroísmo.
- Um, por aferir.
RECUPERAÇÕES – 26
- TERCEIRA – Três, em Angra do Heroísmo.
- SÃO MIGUEL – 23 (Seis em Ponta Delgada, 12 na Ribeira Grande e cinco em Vila Franca do Campo).
ÓBITOS – Um
- Registou-se um óbito em 28-12-2020, pelas 14:15, no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, de um homem com 72 anos.
SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO:
INTERNAMENTOS – 17
- SÃO MIGUEL - 15, no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (um dos quais em UCI)
- TERCEIRA - Dois, no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo (ambos em UCI)
CADEIAS DE TRANSMISSÃO:
ATIVAS – 59
- SÃO MIGUEL – 48 (duas novas cadeias nas últimas 24 horas).
- TERCEIRA – 11 (uma nova cadeia nas últimas 24 horas).
EXTINTAS – 76
- Foram já extintas 76 cadeias de transmissão até à data de hoje, cinco das quias na Ribeira Grande e três em Angra do Heroísmo, nas últimas 24 horas.
- Existem presentemente 296 casos positivos ativos na Região, sendo 253 em São Miguel, 34 na Terceira, um no Pico, um em São Jorge e sete no Faial.
- Foram detetados até hoje 1.858 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 22 óbitos e 1.449 recuperações.