O Grupo Parlamentar do PS/Açores vai dar entrada de iniciativa legislativa para garantir a integração de todos os trabalhadores das empresas públicas que vão ser extintas”, adianta Ana Luísa Luis, “preocupada com os despedimentos admitidos pelo Governo dos Açores, através do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, depois da reunião na Azorina”.
A deputada do PS/Açores sublinha que “essa foi a prática do PS, enquanto Governo” e garante que “essa será a prática do PS, agora, na oposição”. Ana Luísa Luís manifestou “preocupação” face às mais recentes declarações do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que esta segunda-feira, “não assegurou a integração de todos os trabalhadores da empresa pública”.
Ana Luísa Luís lamenta que essas declarações confirmem o receio de que, “com este Governo, extinção seja igual a despedimentos” e exorta o novo executivo a seguir a política do “Governo do Partido Socialista que, por exemplo, quando extinguiu a SPRHI (Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas) garantiu a integração laboral dos seus colaboradores”.
O Grupo Parlamentar do PS/Açores já tinha, tal como o Bloco de Esquerda, apresentado uma iniciativa parlamentar relativa ao futuro dos trabalhadores da Azorina e, agora, face ao mais recente anúncio, dará entrada na Assembleia Legislativa dos Açores, de uma proposta que impeça despedimentos nas empresas do setor público empresarial que o Governo pretende extinguir.