O equipamento utilizado para detetar a existência de doenças pulmonares do Hospital da Horta está obsoleto e tem levado ao adiamento sucessivo de exames. O Bloco de Esquerda enviou um requerimento ao Governo para perceber qual o impacto que este problema está a ter e se o Governo está disposto a adquirir um novo equipamento.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda quer saber, concretamente, quantas pessoas estão em lista de espera para realizar estes exames no Hospital da Horta e se o Governo vai adquirir um novo equipamento que permita a realização de exames a todas as pessoas, inclusive as que têm mobilidade reduzida.
A espirometria é um exame que avalia a existência de alguma anormalidade na ventilação pulmonar, triando a presença de doenças pulmonares restritivas e obstrutivas.
A pletismografia, ou prova de função pulmonar completa, é um exame mais abrangente, porque para além de fazer a parte da espirometria (ou prova de função simples), também mede os volumes pulmonares e parâmetros relacionados à oxigenação.
Estes exames medem a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, avaliando se estes cumprem as suas funções de ventilação, estudam a capacidade de transporte do ar, da força dos músculos envolvidos na respiração e da resistência das vias respiratórias.