O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Sintap) dos Açores reivindicou a retoma efetiva das progressões nas carreiras da administração púbica e a atualização de complementos salariais.
Francisco Pimentel, que falava numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, salientou que, desde de 2009, a função pública em Portugal só teve “um aumento de 0,3% no ano passado”.
A aplicação das progressões na administração pública é uma das 18 medidas propostas pelo Sintap/Açores no seu caderno reivindicativo para 2021.
Francisco Pimentel, em declarações à Lusa disse que é preciso também “retomar a negociação coletiva tendente à atualização dos valores da remuneração complementar, do complemento regional de pensão e do complemento regional do abono de família”.
Outra das reivindicações do sindicato é a realização de um “levantamento das necessidades permanentes” de assistentes operacionais nas escolas e nos hospitais.
Em matérias mais específicas, o Sintap volta a reivindicar a valorização profissional dos trabalhadores da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), a implementação da carreira dos trabalhadores dos hospitais com contrato individual de trabalho e a aprovação de um regime de aposentação e de uso e porte de arma dos guardas florestais.
O sindicato defende também aumentos salariais dos trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias.