A Ordem dos Enfermeiros dos Açores alerta para a necessidade de se atualizar e fazer cumprir os planos de contingência nas instituições da região.
O Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, refere ter recebido diversos “alertas da existência de falhas” e realça que “nesta fase em que estamos, é de extrema importância que as instituições tenham planos de contingência adequados, atualizados e que sejam efetivamente aplicados na prática.
A Ordem já está a dialogar com algumas instituições e com a tutela, no sentido de haver uma correção efetiva de algumas situações detetadas no terreno e que os preocupam.”
A Ordem dos Enfermeiros considera que tais incumprimentos poderão condicionar ainda mais as condições em que os Enfermeiros e outros profissionais estão a trabalhar, o que se traduz também numa potencial ameaça à capacidade de resposta e à qualidade dos cuidados prestados à nossa população.
A Ordem dos Enfermeiros continuará atenta a estas situações, reiterando a sua disponibilidade para colaborar com a tutela e com as instituições no sentido de se otimizar os procedimentos em vigor.